Gerir correio publicitário não solicitado
O correio publicitário não solicitado pode obrigar as redes a um esforço elevado, entupir os servidores de correio electrónico e encher as caixas de correio com mensagens e imagens inúteis e por vezes altamente ofensivas. O Microsoft Office Outlook Web Access ajuda a controlar as mensagens não desejadas e não solicitadas ao permitir efectuar o seguinte:
Gerir listas de correio publicitário não solicitado
Utilize os procedimentos apresentados nesta secção para especificar os endereços de correio electrónico e os domínios dos quais pretende ou não pretende receber mensagens.
Notas Quando verifica as mensagens a receber, o filtro de correio publicitário não solicitado dá precedência aos endereços de correio electrónico sobre os domínios. Suponha que o domínio exemplo.com está na lista Remetentes bloqueados e que o endereço alguem@exemplo.com está na lista Remetentes seguros. O endereço alguem@exemplo.com será permitido na pasta A receber, mas todos os outros endereços de correio electrónico com o domínio exemplo.com serão enviados para a pasta Correio publicitário não solicitado.
Quando introduzir domínios, não é necessário incluir o símbolo (@). O Outlook Web Access adiciona-o automaticamente.
Os remetentes seguros são pessoas e domínios dos quais pretende receber mensagens de correio electrónico.
-
No Painel de navegação, clique em Opções.
-
Em Privacidade e prevenção contra correio electrónico não solicitado, seleccione a caixa de verificação Filtrar o correio publicitário não solicitado.
-
Clique em Gerir listas de correio publicitário não solicitado.
-
Para adicionar um remetente à lista, em Remetentes seguros, clique em Adicionar, escreva um endereço de correio electrónico ou domínio na caixa de texto e, em seguida, clique em OK.
-
Para modificar um remetente da lista, seleccione o remetente e, em seguida, clique em Editar. Altere a entrada e, em seguida, clique em OK.
-
Para incluir os contactos como remetentes seguros, seleccione a caixa de verificação Confiar também no correio electrónico da minha pasta 'Contactos'.
-
Clique em Guardar e fechar.
Destinatários seguros são listas de distribuição das quais o utilizador é membro e das quais pretende receber mensagens de correio electrónico. Também poderá adicionar endereços de correio electrónico individuais à lista Destinatários seguros. Por exemplo, poderá pretender permitir as mensagens que lhe são enviadas, bem como as mensagens que são enviadas para uma determinada pessoa.
-
No Painel de navegação, clique em Opções.
-
Em Privacidade e prevenção contra correio electrónico não solicitado, seleccione a caixa de verificação Filtrar o correio publicitário não solicitado.
-
Clique em Gerir listas de correio publicitário não solicitado.
-
Para adicionar um destinatário à lista, em Destinatários seguros, clique em Adicionar, escreva um endereço de correio electrónico ou domínio na caixa de texto e, em seguida, clique em OK.
-
Para modificar um destinatário da lista, seleccione o destinatário e, em seguida, clique em Editar. Altere a entrada e, em seguida, clique em OK.
- Clique em Guardar e fechar.
Os remetentes bloqueados são pessoas e domínios dos quais não pretende receber mensagens de correio electrónico. As mensagens recebidas de qualquer endereço de correio electrónico ou domínio presente na lista Remetentes bloqueados são enviadas directamente para a pasta Correio publicitário não solicitado.
- No Painel de navegação, clique em Opções.
- Em Privacidade e prevenção contra correio electrónico não solicitado, seleccione a caixa de verificação Filtrar o correio publicitário não solicitado.
- Clique em Gerir listas de correio publicitário não solicitado.
-
Para adicionar um remetente à lista, em Remetentes bloqueados, clique em Adicionar, escreva um endereço de correio electrónico ou domínio na caixa de texto e, em seguida, clique em OK.
-
Para modificar um remetente da lista, seleccione o destinatário e, em seguida, clique em Editar. Altere a entrada e, em seguida, clique em OK.
- Clique em Guardar e fechar.
As mensagens em HTML que receber poderão incluir hiperligações a conteúdo externo, como, por exemplo, imagens ou sons. Estas hiperligações não são do mesmo tipo das hiperligações sublinhadas e nas quais é necessário clicar. São referências no código fonte de HTML a uma localização externa na Internet. Quando a mensagem é aberta ou pré-visualizada, o computador transfere o conteúdo externo para que a imagem possa ser apresentada ou o som reproduzido. Normalmente, este procedimento é efectuado por remetentes legítimos para evitar o envio de mensagens grandes.
No entanto, os remetentes de correio publicitário não solicitado utilizam a transferência de conteúdo externo por parte do computador para verificar se o endereço de correio electrónico está activo. Assim que confirmarem que existe uma pessoa real associada ao endereço, poderá tornar-se alvo de mais correio publicitário não solicitado. O conteúdo externo utilizado para o identificar desta forma denomina-se sinalização na Web.
Para bloquear as hiperligações a conteúdo externo
- No Painel de navegação, clique em Opções.
-
Em Privacidade e prevenção contra correio electrónico não solicitado, seleccione a caixa de verificação Bloquear conteúdo externo em correio electrónico em HTML..
Notas A definição desta opção também remove as sinalizações na Web das respostas e das mensagens reencaminhadas.
O administrador do servidor pode definir para esta opção estar sempre seleccionada.
|